Por volta da meia noite, um enorme volume de chuva que durou aproximadamente 40m, arrastou consigo muita lama para o centro da cidade.
As chuvas que atingiram Ubaíra na madrugada dessa segunda-feira (19), causaram muitos transtornos e preocupação para os moradores do município. Segundo o INMET, a cidade que estava em alerta amarelo passou para laranja a partir de hoje.
Por volta da meia noite, um enorme volume de chuva que durou aproximadamente 40m, arrastou consigo muita lama para o centro da cidade, prejudicando principalmente os proprietários dos quiosques da praça de alimentação. Ruas localizadas nas partes altas da cidade também foram atingidas.
Quem trafegou pela BR-420, no trecho onde está ocorrendo a construção de uma escola estadual na noite de segunda-feira (19), se deparou com parte da via alagada por algumas horas. Ainda a noite, equipes das secretarias responsáveis estiveram no local monitorando a situação.
Responsáveis pelo setor de infraestrutura de Ubaíra estão nas ruas da cidade na manhã desta terça-feira realizando o processo de limpeza e desobstrução para amenizar o problema da população.
O INMET -Instituto Nacional de Meteorologia, publicou um aviso iniciando em 20/02/2024 10:02, para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As áreas sob o alerta incluem o Recôncavo, Sul, Extremo Sul, Vale do São Francisco, Norte e Centro Sul. As chuvas são provocadas pela tempestade tropical Akará que nasceu na noite do domingo (18) a partir da intensificação de uma depressão tropical que já estava em alto-mar, na altura da costa de São Paulo. Esta baixa pressão atmosférica é um fenômeno especial que está ocorrendo em águas oceânicas brasileiras. Este é o quarto ciclone tropical observado na costa brasileira.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Mídia Bahia
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial