Centenas de pessoas participam de caminhada contra intolerância religiosa em Salvador
Participantes saíram do Campo do Pronaica em direção à Pedra de Xangô, em Cajazeiras. Ação foi idealizada por Mãe Iara de Oxum, Yalorixá do Ilê Tomim Kiosise Ayo.
Centenas de pessoas participaram da “Caminhada Pedra de Xangô” – ato contra a intolerância religiosa -, na manhã deste domingo (9). O evento deste ano tem como tema: “Intolerância Não, Respeito Sim!”.
Os participantes andaram quase 2 km em direção ao monumento sagrado do candomblé que dá nome ao ato, localizado no bairro de Cajazeiras X, na capital baiana. O cortejo começou no Campo do Pronaica.
A Pedra de Xangô foi tombada pela prefeitura em 2017, por ser elemento de resistência cultural e aglutinador da teia de terreiros do conjunto de bairros de Cajazeiras. Durante a caminhada, vários grupos de capoeira estiveram presentes.
A caminhada foi acompanhada por música e dança. Um trio elétrico também fez parte do ato.
Em 2015, a Pedra de Xangô foi alvo de intolerância religiosa com pichações. A caminhada é organizada pela mãe de santo Iara de Oxum, há 11 anos.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
G1 Bahia/ Foto: Reprodução/TV Bahia