Bahia pode sofrer desastre devido a forte estiagem.
Em dois anos, os desastres por chuvas intensas na Bahia foram substituídos por um calor excessivo que faz o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, alerta para o risco de desastres por conta da estiagem.
Os dados alertando o governo federal sobre o que está acontecendo e ainda por vir, foi encaminhado ao Governo Federal. O documento já aponta que 247 municípios baianos enfrentam problemas com a agricultura. A área afetada representa praticamente 59%.
No momento é Bahia é a maior preocupação na região nordeste, pelo menos duas ondas de calor já atingiram estado. A diminuição de chuvas vai impactar fortemente a agricultura nos próximos meses, além da pecuária e o abastecimento de água.
Nesta semana o Instituto Nacional de Meteorologia alertou para a baixa umidade relativa do ar em grade parte da Bahia, e ainda incluiu uma área de zona da mata, algo que surpreendeu.
Os municípios de Acajutiba, Água Fria, Inhambupe, Lamarão, Santa Bárbara e Santanópolis, já enfrentam seca extrema desde outubro. O oeste, sudoeste e extremo oeste registram temperaturas acima de 42º C.
Desastres podem ser evitados
O especialista argumenta que o governo precisa se preparar para evitar desastres
“O fenômeno do El Ninõ está previsto desde o ano passado, então houve uma política de guardar água no Rio São Francisco, o que garante que hoje ele esteja em boas condições”, explicou Seluchi.
Só choveu 10% do esperado
A região centro-sul da Bahia, até o dia 23 de novembro somente registrou 10% do esperado de acumulado de chuva para o mês, a média histórica é de 110mm, porém somente 10 foram contabilizados e perspectiva não é boa para os próximos dias.
O El Niño
O El Niño deve seguir se intensificando até o início de 2024, isso impacta fortemente no ciclo de chuvas no Brasil, fazendo chover menos no Norte de Nordeste, consequentemente provocando o inverso no Sul e parte do Sudeste.
Chuvas dos últimos dias ameniza o calor, mas não resolve o problema
As regiões norte, oeste e sudoeste do estado da Bahia, registraram acumulado de chuva nesta penúltima semana de novembro, porém os temporais são isolados e com baixos acumulados. O que faz a temperatura diminuir por alguns por algum tempo.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial