
Proposta eleva para 70; atualmente, a idade máxima para ingresso é de 65 anos.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (15), em dois turnos, uma proposta de emenda à Constituição que eleva de 65 para 70 anos a idade máxima para ingresso em tribunais superiores. A proposta contou com amplo apoio do plenário, no atingiu, no segundo turno, 416 votos favoráveis e apenas 14 contrários.
O texto segue agora para análise do Senado.
Na semana passada, o texto já havia sido aprovado em votação simbólica por uma comissão especial. Os projetos são submetidos a votação simbólica quando há ampla maioria a favor da matéria. A proposta é uma “operação casada” entre deputados da base e o Palácio do Planalto e abre caminho para beneficiar a indicação de aliados em cargos estratégicos na Justiça.
A PEC altera sete artigos da Constituição que, antes, limitavam a 65 anos a idade para nomeação aos tribunais superiores. Com a nova redação, passa a ser 70 anos a idade limite para a escolha de ministros dos: Supremo Tribunal Federal; Tribunal de Contas da União; Superior Tribunal de Justiça; Tribunais regionais federais; Tribunal Superior do Trabalho; Tribunais regionais do Trabalho;
civis e do Superior Tribunal Militar.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo.
Baahia.ba/ Foto: Antônio Augusto/Agência Câmara