Brasil declara ‘persona non grata’ representantes de Maduro

Medida significa que o corpo diplomático ligado ao governo Maduro no Brasil não é mais aceito como representação legítima da Venezuela

O governo brasileiro declarou hoje (4) “persona non grata” os “representantes diplomáticos, consulares e administrativos do regime ilegítimo da Venezuela”, segundo nota do Itamaraty.

A medida significa que o corpo diplomático ligado ao governo Maduro no Brasil não é mais aceito como representação legítima da Venezuela.

Os diplomatas e funcionários do governo Nicolás Maduro já foram expulsos do Brasil pelo governo Jair Bolsonaro, em março passado. No entanto, permanecem no país graças a uma medida de habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF), fundamentada nos riscos criados pela pandemia.

A declaração de “persona non grata” não representa uma expulsão dos diplomatas. Mas, se optarem por permanecer no Brasil os funcionários do governo Maduro não terão status diplomático ou consular, nem imunidades e privilégios.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Metro1/ Foto : Reprodução/Facebook

Sair da versão mobile