Política

Bolsonaro suspende ‘Renda Brasil’

O presidente garantiu que não pretende tirar os recursos de outros programas para custear o Renda Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (26), que a atual proposta do Renda Brasil está suspensa, após enfrentar resistência da equipe econômica. O programa deve surgir como substituto do Bolsa Família e alvo de disputa entre o presidente e ser ministro da Economia, Paulo Guedes.

O presidente garantiu que não pretende tirar os recursos de outros programas para custear o Renda Brasil. “Ontem discutimos a possível proposta do Renda Brasil, e falei está suspenso. A proposta como apareceu para mim não será enviada ao parlamento. Não posso tirar de pobre para dar a paupérrimos”, disse.

O ministro da Economia disse ao presidente que para chegar ao benefício médio de R$ 300, como quer Bolsonaro, é preciso cortar deduções de saúde, educação e do Imposto de Renda. Atualmente, o valor médio pago pelo programa criado na gestão petista é de R$ 190. Bolsonaro também confirmou que a ideia da equipe econômica era usar o dinheiro que hoje paga o abono salarial de trabalhadores para bancar parte do Renda Brasil, mas deixou claro que não gostou da possibilidade.

“Por exemplo, a questão do abono para quem ganha até dois salários mínimos, que seria como um décimo quarto salário… Não podemos tirar isso de 12 milhões de pessoas para dar a um Bolsa Família, um Renda Brasil, seja lá o que for o nome do programa”, disse. O presidente afirmou que o “melhor programa para o País”, na visão dele, é a geração de empregos. “Ou o Brasil começa a produzir, a fazer um plano que interessa a todos nós, que é o emprego, ou estamos fadados ao insucesso. Não posso fazer milagre.”

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Metro1 / Foto: Alan Santos/ PR

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo