Bolsonaro sobre óleo no Nordeste: ‘Não é do Brasil, não é responsabilidade nossa’

Bolsonaro não soube responder se o governo pode pedir uma indenização ou tomar outras providências caso se descubra a origem dos vazamentos.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, nesta segunda-feira (8), que não é do Brasil a responsabilidade pelas manchas de petróleo encontradas em mais de uma centena de praias no litoral nordestino.

“Nós estamos investigando, analisando, porque tem um DNA. Por exemplo, não é produzido em nenhum poço brasileiro. E não é comercializado de fora para cá esse tipo de óleo também. Então, [temos] uma certeza: não é do Brasil, não é responsabilidade nossa. A análise continua para saber se a gente consegue detectar de que país é, da onde veio, qual navio petroleiro que derramou esse óleo lá”, declarou Bolsonaro na saída de uma reunião no Ministério da Defesa, segundo o jornal O Globo.

De acordo com o presidente, foram identificados aproximadamente 140 navios que fizeram o trajeto por aquela região. Bolsonaro não soube responder se o governo pode pedir uma indenização ou tomar outras providências caso se descubra a origem dos vazamentos.

Na Bahia, as manchas de óleo já foram encontradas em Jandaíra, nas praias de Mangue Seco e Coqueiro; no Conde, na praia de Siribinha, e em Esplanada, sem ainda identificação das localidades.

BN/ Foto: Carolina Antunes/PR