Bolsonaro diz porquê estará elegível em 2026
Bolsonaro diz que TSE lhe tirou da disputa por saber que ele vence as eleições em 2026.
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro afirmou recentemente em entrevista ao Space Liberdade que está elegível para a disputa presidencial em 2026. Segundo ele, se o Supremo Tribunal Federal (STF) não retirar sua inelegibilidade, o Congresso Nacional o fará.
“Não errei, essa é a minha certeza”, disse Bolsonaro. Ele ainda destacou a possibilidade de uma anistia pelo Congresso, mencionando um movimento global de retorno da direita ao poder. “Pelos ventos da democracia, o mundo inteiro está voltando a ser de direita”, acrescentou.
Bolsonaro questiona motivos de inelegibilidade
Em um ponto da entrevista, Bolsonaro questionou: “Por que estou inelegível? Qual foi o crime? Foi dinheiro na cueca? Dinheiro no exterior? Apartamento? Desfalque em alguma empresa? Nada!”. Ele argumentou que a reunião com embaixadores, citada como uma das razões para sua inelegibilidade, foi uma prática dentro de suas prerrogativas como presidente e não lhe trouxe vantagem eleitoral.
“O que tratei nessa reunião, em especial o inquérito 1361 de novembro de 2018, que está confidencial até hoje, é uma denúncia de fraude na minha eleição. Por que está em aberto até hoje, depois que pessoas importantes foram ouvidas? Por que a imprensa não quer tomar conhecimento desse inquérito?”, questionou.
Segundo motivo de inelegibilidade
Bolsonaro também apontou um segundo motivo para sua inelegibilidade: abuso de poder econômico. Ele explicou que após a celebração do 7 de setembro, entregou a faixa presidencial para um assessor e participou de um evento na Esplanada dos Ministérios, usando um carro de som emprestado por Silas Malafaia. “Não teve nada, nenhum recurso público envolvido nisso”, afirmou.
Acusação de perseguição política
O ex-presidente declarou que as duas acusações de inelegibilidade só foram votadas após mudanças nas listas tríplices de indicações, feitas pelo presidente do TSE. “O resultado foi cinco a dois contra mim, mas seria, no mínimo, quatro a três a meu favor se não houvesse essas alterações na reta final”, ressaltou.
Bolsonaro e as eleições de 2026
Apesar das acusações, Bolsonaro reafirmou que considera sua inelegibilidade injusta e defende punição em caso de erro, embora afirme que não tenha cometido nenhum. “Eu sou o candidato mais forte para 2026. Tornaram-me inelegível para que eu não ganhasse a próxima eleição”, concluiu.
Eu candidato a presidente, eu ganho em 2026”, finalizou Bolsonaro.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.