CidadesCidades do Recôncavo e ValeRecôncavoSanto Antônio de Jesus

Bahia registra 56 casos suspeitos do novo Coronavírus; Sesab Inclui SAJ e Vera Cruz na lista

Em Santo Antônio de Jesus, uma pessoa que veio de Portugal, deu entrada no Hospital Regional com suspeita do vírus.

De janeiro até às 17 horas desta terça-feira (10), a Bahia registrou 164 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 106 descartados laboratorialmente ou por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 56 aguardam análise laboratorial e dois casos confirmados. Os municípios notificantes foram Araci, Boquira, Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Paripiranga, Pojuca, Porto Seguro, Riacho de Santana, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Antônio de Jesus, São Félix do Coribe, Teixeira de Freitas, Tucano, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

Em Santo Antônio de Jesus, uma pessoa que veio de Portugal, deu entrada no Hospital Regional com suspeita do vírus. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do município, a paciente está em observação domiciliar.

Na tarde desta terça-feira (10), o secretário de saúde do município concedeu uma entrevista coletiva à imprensa e afirmou que tanto a paciente notificada quanto parentes e pessoas que estiveram com ela estão sendo monitorados. De acordo como Dr. Leandro Lobo, todos os protocolos da quarentena estão sendo mantidos e reforçou que para conter o avanço da doença é preciso se ater aos atos de higiene principalmente com as mãos, “o uso de álcool gel, higienização constante das mãos e o uso de mascaras para as pessoas que efetivamente precisam usar, como profissionais de saúde que tiveram em contato com essa paciente”, reforçou.

Os familiares já foram todos contatados e a orientação é para que estejam atentos aos sintomas e, quando tiverem sintomas, eles devem procurar um serviço de saúde.  Ainda de acordo o secretário, nenhuma das pessoas que tiveram com a mulher, apresentaram sintomas, “todos estão em um isolamento respeitoso. É preciso que todos se mantenham hidratados se atendo a todos os atos de higiene necessários e se apresentarem alguma manifestação como febre que perdure por mais de 48h deve ser notificado para que possa ser colhido exames para a atestar se há ou não suspeita da doença”, pontuou.

Ainda conforme Leandro Lobo, nenhum dos brasileiros diagnosticados com a doença apresentou sintomas graves e os casos mais graves com percentual de complicação são de pessoas maiores de 60 anos ou pessoas portadores de doenças autoimune, “devemos ter uma atenção especial a esse público. As crianças por sua vez, estão mais protegidas”, garantiu.

Por se tratar de uma cidade central que recebe visitantes de todos os municípios do entorno, principalmente de Valença, Morro de São Paulo e Ilha de Itaparica, a secretaria tem se precavido e mantido alerta, “Santo Antônio de Jesus já estava se preparando desde o primeiro caso suspeito na Bahia. Estamos atentos. Temos um caso suspeito que está devidamente monitorado”, completou.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Blog do Valente

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo