Bahia lidera ranking com mais abalos sísmicos; Vale do Jiquiriçá totalizou seis tremores

Os municípios de Campo Formoso, Iramaia, Jaguarari, Jacobina, Baixa Grande, Itagibá, Barrocas, Santaluz, Maracás e Amargosa foram as cidades da Bahia que apresentaram os abalos, alguns deles contabilizaram mais de uma atividade no mês.

O Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou no último dia 29, um boletim das principais atividades sísmicas registrados no mês de fevereiro nos estados do Nordeste do país. A Bahia lidera a lista com um total de 68% de todos os abalos contabilizados.

Os municípios de Campo Formoso, Iramaia, Jaguarari, Jacobina, Baixa Grande, Itagibá, Barrocas, Santaluz, Maracás e Amargosa foram as cidades da Bahia que apresentaram os abalos, alguns deles contabilizaram mais de uma atividade no mês.

A lista é o resultado de análises dos principais sismos registrados pela rede RSISNE operada pelo LabSis/UFRN no NE do Brasil. As incertezas epicentrais podem atingir 10 km. Segundo a universidade, os dados analisados nesse período serão revisados após 3 meses, baseados em dados de estações que não enviam dados em tempo real, obedecendo às visitas periódicas de coleta de dados em campo.

Dos nove estados pertencentes ao Nordeste, apenas Alagoas, Pernambuco, Ceará e Bahia registraram atividades sísmicas importantes em fevereiro:

Vale do Jiquiriçá

Na Bahia, seis dos 19 abalos foram registrados no Vale do Jiquiriçá, sendo cinco em Amargosa e um na cidade de Maracás. Na escala de intensidade, o maior valor registrado do nordeste foi em Amargosa com 3.0 mR de magnitude.

Os abalos de magnitudes menores dificilmente são sentidos pela população presente nos epicentros e, muitos deles passam despercebidos. Nos casos relatados nos dois municípios citados anteriormente, não houve relatos de moradores que sentiram os tremores.

Novo tremor registrado em março na Bahia

No domingo, 03 de março, o Laboratório Sismológico da UFRN registrou um tremor no município de Jaguarari. O sismo ocorreu às 16h04 UTC (13h04, horário de Brasília), com magnitude preliminar calculada em 2.1 mR. Até o momento desta publicação, não há informações de moradores que tenham sentido ou ouvido o tremor. 

Dicas de segurança importantes de como agir durante um terremoto:

Dos nove estados do Nordeste, apenas quatro apresentaram abalos eventos sísmicos significativos.
Foto: reprodução do LabSis/UFRN

Mídia Bahia

Acompanhe mais notícias do site aqui.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial

Facebook e Instagram

Sair da versão mobile