Bahia é o estado do Nordeste com maior número de tremores de terra no mês de abril, aponta Labsis; confira dados
De acordo com a pesquisa, o estado registrou 16 tremores de terra no mês, em 11 municípios.
A Bahia foi o estado do Nordeste que registrou o maior número de tremores de terra no mês de abril, segundo o boletim do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/Ufrn), divulgado nesta quarta-feira (3).
De acordo com o estudo, a Bahia teve 16 tremores de terra no mês, em 11 municípios. No ranking, o segundo lugar foi ocupado pelo Ceará, com 11 tremores.
As magnitudes de abril na Bahia variaram de 1.3 mR a 2.5 mR, sendo a maior registrada na cidade de Ipiaú, no dia 18. A magnitude mede a potência de um terremoto pela energia que ele libera em seu epicentro e é determinada pelas leituras dos sismógrafos.
Os municípios baianos que registraram tremores de terra foram:
Jacobina e Jaguarari com três eventos cada;
São Miguel das Matas com dois sismos;
Aiquara, Lafaiete Coutinho, Ipiaú, Boa Nova, Macucuré, Itajuipe, Jequié e Iramaia com um sismo cada.
Em Jaguarari e Jacobina, os tremores foram registrados nos dias 27 e 28, respectivamente. Não há informações se moradores da localidade sentiram o abalo.
Já no caso de São Miguel das Matas, os moradores sentiram os dois tremores, que aconteceram no mesmo dia, mas não há informações se houveram prejuízos causados por eles.
O Labsis, responsável pela pesquisa, é vinculado à Rede Sismográfica Brasileira (Rsbr) organização responsável por monitorar a sismicidade do território nacional.
Dicas de segurança
O LABSIS informou ainda dicas de segurança importantes de como agir durante um terremoto. Confira abaixo:
Proteja-se. Quando sentir um terremoto, proteja-se sob uma mesa ou mesa resistentee use uma almofada para proteger a cabeça de objetos que caiam.
Uma vez que a agitação pare, verifique se há fontes de fogo e apague-as ou desligue-as (incluindo fornos a gás).
Procure manter a calma e evitar objetos caídos ou quebrados. Além disso, fique dentro de casa para evitar a queda de objetos, como placas na frente dos prédios, se possível.
Abra uma porta ou janela para poder escapar, se necessário. (As portas e janelas podem ficar empenadas e emperradas se a fundação do edifício se deslocar muito.)
Se estiver do lado de fora, tente ficar longe de paredes, portões ou qualquer objeto que possa tombar.
Em caso de perigo de incêndio ou tsunami, dirija-se a uma área de evacuação designada. Parta para terrenos mais altos se estiver na costa.
Obtenha informações precisas e oficiais e siga as instruções. (Em 2011, houve uma enxurrada de informações imprecisas que se espalharam online após o terremoto.)
Em caso de evacuação, certifique-se de desligar o disjuntor e a rede de gás em seu escritório ou casa antes de sair, se o tempo permitir.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial
G1