Bahia demonstra evolução, mas ainda busca chegar competitivo à Série A
Torcida tricolor ainda parece bastante desconfiada com relação às condições da equipe.
Depois de dois bons triunfos, com três gols de diferença, o Bahia voltou a criar bastante no jogo de ida da decisão do Baiano, contra o Jacuipense, mas conseguiu fazer somente um gol e ficou no empate.
Com a evolução evidente da equipe nos três jogos mais recentes em que atuou com o novo esquema, contando com três zagueiros, a torcida tricolor já acalmou um pouco mais o coração com relação às condições de alcançar o objetivo imediato, que é conquistar o 50º título baiano. Mas segue ainda apreensiva com relação às perspectivas para o futuro na temporada. O que ainda falta?
Primeiro, é preciso ver o time manter esse nível de apresentações por mais jogos consecutivos. Depois, voltar a ser testado contra adversários da primeira divisão.
A torcida tricolor ainda parece bastante desconfiada com relação às condições da equipe para competir para valer na competição mais importante do ano, que é a Série A. Nesse ponto, os tricolores não estão sozinhos. Outros torcedores da primeira divisão também ainda estão bem apreensivos com relação ao desempenho de seus clubes em 2023.
Tanto que nove dos 20 participantes ficaram de fora das finais dos respectivos estaduais. Dez times, incluindo o Bahia, já estão na decisão, enquanto o Cuiabá está na semifinal. Os outros nove finalistas são Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Atlético Mineiro, América Mineiro, Grêmio, Goiás, Athletico Paranaense e Fortaleza.
Da Série A, o Cruzeiro e o Vasco foram eliminados por outras equipes da Série A – América e Flamengo -, enquanto os outros sete foram superados por equipes de divisões inferiores, como o Botafogo e o Santos, que nem passaram da primeira fase. São Paulo e Red Bull Bragantino caíram diante do Água Santa, enquanto o Corinthians foi eliminado pelo Ituano, o Internacional, pelo Caxias, e o Coritiba, pelo Cascavel.
Além disso, ao contrário do Bahia, que passou pelas duas fases da Copa do Brasil, quatro times da elite já foram eliminados do torneio. O Cuiabá caiu na primeira fase, enquanto Vasco, Red Bull Bragantino e Goiás, na segunda.
Reforços
Quando o desempenho do Bahia era ainda pior e a equipe não mostrava qualquer competitividade contra adversários mais qualificados, nem melhora, a torcida se apoiava em dois pilares para acreditar em uma melhora na expectativa para a Série A: a evolução dos jogadores que já estão no clube, algo que já está sendo notado há três partidas, e a chegada de reforços que elevassem o nível do grupo. Algo que ainda não aconteceu.
Ao que tudo indica, o atacante Ademir, do Atlético Mineiro, e o meio campista Thaciano, do Grêmio, são os únicos nomes já acertados e encaminhados como reforços para o Brasileiro. Ainda assim, não foram divulgados pelo Tricolor oficialmente.
Thaciano foi destaque do Grêmio no final de semana, na semifinal do Gaúcho, contra o Ypiranga, inclusive com um gol, fundamental para a classificação gremista.
A tendência, inclusive, é que nenhum nome seja anunciado antes do segundo jogo da decisão estadual, que acontecerá no domingo, por uma prática comum dos clubes, que não costumam anunciar reforços em meio a momentos decisivos de competições para não desprestigiar os atletas disponíveis para a disputa. De tal maneira, o clube pode até ter outros nomes já certos, mas ainda não anunciados.
Quem também marcou no final de semana foi Luciano Juba, nas quartas de final da Copa do Nordeste, contra o CRB. Segundo informações, o Bahia estaria tentando negociar diretamente com o Sport para antecipar a chegada do jogador, que teria um pré-contrato assinado com o Bahia, ainda na atual janela de transferências para disputar o Brasileiro desde o início.
Enquanto isso, as especulações seguem em alta. Zagueiro canhoto, o argentino Lucas Merolla, do Huracán, interessaria ao Tricolor, ao Grêmio e ao Fortaleza. O treinador do Santos, Odair Hellmann afirmou que o alvinegro desistiu da contratação do defensor por causa da concorrência. O beque tem 27 anos e 1,94m.
Para o segundo jogo da decisão contra o Jacuipense, que acontecerá domingo, às 16h na Fonte Nova, o treinador Renato Paiva poderá promover o retorno do camisa 10 Daniel ao time, após suspensão. Yago Felipe e Arthur Sales seguem fora, pois chegaram após o final das inscrições do Baiano. Com o retorno de Daniel, Rezende pode voltar à zaga.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial
A Tarde/Foto: Felipe Oliveira | EC Bahia