A bordo, seguiam cinco tripulantes e 101 passageiros.
Um Boeing 737-700 da Gol Linhas Aéreas foi desviado de sua rota no último domingo, dia 4 de julho, após os pilotos receberem um alerta relacionado à temperatura da exaustão dos gases do motor.
O incidente, registrado na base de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) comenta que, por volta das 18h, o jato de matrícula PR-GOW decolou de Guarulhos (SP) com destino a Navegantes (SC) realizando o voo G3-1268. A bordo, seguiam cinco tripulantes e 101 passageiros.
Durante o procedimento de subida, os computadores da aeronave alertaram aos pilotos com o aviso “HIGH EGT” no motor número um (lado esquerdo). O alarme, no entanto, durou poucos segundos, mas os pilotos entenderam que a melhor decisão era retornar ao aeroporto de origem para uma inspeção mais completa.
Os dados do RadarBox mostram que a aeronave decolou pela pista 09L de Guarulhos e curvou à direita. O desvio da rota aconteceu quando o jato sobrevoava a região do ABC paulista e cruzava a 14.000 pés (aproximadamente 4.500 metros). Trinta minutos após a decolagem, o Boeing pousava em segurança no aeroporto de Guarulhos.
Os passageiros foram então alocados em outra aeronave e o voo chegou a Navegantes com um atraso de uma hora e 40 minutos.
A causa do incidente não foi revelada. O aviso de “HIGH EGT” refere-se a uma temperatura anormal dos gases da exaustão do motor (Exhaust Gas Temperature) e acima do limite estipulado para a aeronave, o que indica um superaquecimento. Tal situação pode ocorrer em caso de desequilíbrio na queima de querosene pelo motor.
Embora o alerta tenha durado pouco tempo, os pilotos agiram prudentemente, já que altas temperaturas podem ser um indicador de condições perigosas que podem levar a uma falha catastrófica do motor, num caso extremo.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.