Avanço do mar ameaça faixa de areia em Cacha Pregos e causa prejuízos para o comércio local
Este fato representa uma grande perda econômica para o local, pois a praia é historicamente fonte de renda para moradores da Ilha.
Nos últimos anos o avanço do mar na praia de Arauá, Ilha de Itaparica, fez com que a faixa de areia do local praticamente desaparecesse. Este fato representa uma grande perda econômica para o local, pois a praia é historicamente fonte de renda para moradores da Ilha.
Além de Arauá, Cacha Pregos também está prestes a perder sua faixa de areia, é o que explicou a dirigente da CDL de Vera Cruz, Luana Perrone, durante participação no Programa do Valente de quarta-feira (28).
“Araua acho que tem uma parte que nem tem mais praia. Em Cacha Pregos estamos sofrendo com este problema desde 2016/2017, que a gente começou a sinalizar as autoridades. Primeiro a prefeitura municipal de Vera Cruz e em seguida, como não tivemos um feedback para solução do problema, procuramos o Ministério Publico, SPU, INEMA, todos os órgãos, em todas as esferas”, explicou Perrone.
Uma obra iniciada pelo governo Estado busca revitalizar cerca de 385 metros da faixa de areia em Cacha Pregos. “Depois de muito tempo foi que gente conseguiu, através do governo do Estado, uma obra, que inclusive está parada, a gente nem chegou a colocar os blocos. É uma tecnologia holandesa que eles estão fazendo onde a intenção é voltar a formar faixa de areia. Estamos nesta expectativa porque o que movimenta o comércio é a faixa de areia, a praia e a gente não tem praia, o mar avançou completamente”.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial
Blog do Valente