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Devolutiva Pedagógica do SABE no NTE 09 em Amargosa reuniu educadores do Vale do Jiquiriçá

Equipe SGINF/CAV foi responsável pela discussão dos resultados: Marcos Botelho.

O NTE 09 Território Vale do Jiquiriçá promoveu nesta terça-feira (23), voltado para Secretários(as) Municipais/técnicos da Secretaria municipal, o Devolutiva Pedagógica.

Equipe SGINF/CAV responsável pela discussão dos resultados: Marcos Botelho

Justificativa:

Os resultados da Avaliação Somativa do SABE 2022 apontam condições de desempenho e de participação que precisam ser discutidas com Secretarias municipais e escolas estaduais para implementação de ações de melhoria desses dois aspectos.

As metas 5 e 6 dos Plano de trabalho, assinado pelos municípios em 2022, estabelecem a necessidades de desenvolver ações com foco em:

  • Meta 05. Melhorar as taxas de aprovação de estudantes em todos os anos do Ensino Fundamental, garantindo a melhoria das aprendizagens;
  • Meta 06. Implementar ações que incrementem a qualidade da aprendizagem em todas as escolas municipais.

A partir da análise situacional apresentada pelos dados do SABE, dos contextos escolares e da compreensão sobre a necessidade de melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, em cada Unidade Escolar, municípios e escolas devem construir um plano para desenvolvimento de ações com vistas à:

  • melhoria do engajamento de professores e estudantes em uma educação transformadora, que considere os resultados das avaliações e outros indicadores educacionais;
  • participação qualificada e responsável nas avaliações externas;
  • desenvolvimento de habilidades e dos objetos do conhecimento que constam nas matrizes das avaliações externas.

Dentro deste contexto, o NTE ………., em parceria com a SGINF/SEC, promoverá um encontro para discutir os resultados do SABE e as alternativas metodológicas para melhoria do fazer pedagógico e para a implementação de uma cultura de uso dos resultados das avaliações.

Objetivos:

  • Analisar dados referentes ao desempenho dos municípios na avaliação SABE;
  • Transformar dados em ações para o apoio às tomadas de decisões;
  • Proporcionar experiências a partir do compartilhamento de ações executadas;
  • Discutir questões relevantes sobre os resultados de desempenho e da compreensão leitora dos estudantes, com vistas à qualificação do processo de aprendizagem;
  • Construir plano de trabalho para desenvolver habilidades e conteúdos identificados como críticos.

Conteúdos:

  • Avaliação Externa (SABE/SAEB)- habilidades e conteúdos indispensáveis e comuns às duas avaliações externas; médias e Padrões de Desempenho. Itens de Resposta Construída – IRC – o que avaliam?
  • Currículo: alinhamento da Matriz da Avaliação Externa com a BNCC

Metodologia

1º momento – 8h30min às 9h

  • Boas vindas pelo(a) gestor(a) no NTE
  • Apresentação da equipe SEC convidada para realizar a devolutiva dos resultados

2º momento – equipe SGINF/ CAV – 9h às 12h

Dinâmica: vídeo sensibilizador para discussão

Apresentação dos dados da avaliação do SABE

Apresentação portal SABE como apoio pedagógico

Médias, Padrões de Desempenho, habilidades e conteúdos – como as questões são estruturadas.

Almoço: 12h às 13h30min

3º momento: 13h30min às 16h30min

Construção de propostas de trabalhos com foco nos resultados e atendimento das Metas 5 e 6 do Plano de trabalho

Avaliação do encontro

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Foto: Fábio Cruz/Recôncavo no Ar

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