A ideia é que essa atualização forneça um espaço de comunicação direta entre um usuário e seus seguidores.
Carinhosamente apelidado pelos usuários de “Insta”, o Instagram consolidou-se como a 3ª rede social mais utilizada no Brasil em 2023, com mais de 113 milhões de usuários. O levantamento é de uma pesquisa realizada pela We Are Social e da Meltwater, que mostra como a plataforma está presente no dia a dia das pessoas.
A usabilidade e a abrangência da rede social fazem dela uma ferramenta eficaz para ações de marketing de uma marca. De acordo com dados fornecidos pelo próprio Instagram, 90% dos usuários seguem pelo menos uma empresa na rede social e 70% não se importam de consumir anúncios dessas marcas enquanto navegam na internet.
Para melhorar a experiência de todos, incluindo dos usuários comuns e, principalmente, das empresas, o Instagram aposta em novidades que prometem ajudar o público e uni-los ainda mais com a plataforma. Nos últimos meses, a rede social apresentou atualizações que trazem canais de interação entre os usuários, compra de selo de verificação, anúncios dentro de chats em grupos e envio de presentes em dinheiro.
Para quem utiliza o Instagram como ferramenta de trabalho, conhecer essas novas atualizações ajuda em diferentes aspectos. Algumas podem, por exemplo, fornecer dados para criar um relatório de marketing digital e auxiliar no crescimento da marca.
Da mesma forma, acompanhar todas as novidades é essencial para garantir que as diversas oportunidades de geração de conteúdo estejam contempladas nos dashboards de redes sociais.
Canais do Instagram
Uma das novidades do Instagram são os canais de transmissão, bem parecidos com os que já existem no Telegram. No “Instagram Channels”, o usuário pode enviar mensagens para seus seguidores em um grupo próprio para transmissão. Dessa forma, todos que entrarem no canal terão acesso aos updates publicados pela pessoa.
A ideia é que essa atualização forneça um espaço de comunicação direta entre um usuário e seus seguidores. Os canais podem ser utilizados por marcas para informar novidades, lançamentos e promoções aos clientes.
A novidade foi divulgada pelo próprio CEO da Meta, Mark Zuckerberg, nos Stories. Além de dar a notícia, Zuckerberg também aproveitou para aderir aos canais e criar um próprio para informar sobre as atualizações e novos produtos da Meta sempre que forem lançados.
“Apresentando o Instagram Channels. Estamos começando um novo chat de broadcasts. Eu estou começando este canal para compartilhar novidades e atualizações sobre todos os produtos e tecnologias que estamos construindo para a Meta. Este será o local onde eu compartilharei as novidades dos produtos Meta primeiro”, compartilhou via Stories.
Compra do selo de verificação
O selo azul de verificação do lado do nome do usuário no Instagram chama a atenção de qualquer pessoa. Antes, para conquistar esse selo, a pessoa precisava comprovar sua identidade e relevância para a rede social ou contar um número expressivo de seguidores na rede social. Agora, com alguns cliques, é possível comprá-lo.
Com a atualização, qualquer pessoa ou empresa pode mostrar esse símbolo de notoriedade e credibilidade para os usuários da plataforma. Importante destacar que a novidade ainda está sendo testada na Austrália e Nova Zelândia e deve chegar ao Brasil em breve.
O programa “Meta Verified” não inclui apenas o selo azul, mas também recursos exclusivos, suporte diferenciado e mais visibilidade para comentários e postagens. O preço base é de US$ 11,99, mas pode apresentar variações, dependendo das taxas de cada país e de aplicativos como App Store e Play Store.
Anúncios dentro do chat
Além das campanhas que já existem no Feed e nos Stories, as empresas também poderão fazer anúncios dentro do Direct do Instagram.
Nessa nova ferramenta, empreendedores conseguirão criar um botão com uma chamada para um produto em um chat em grupo, pelo qual os seguidores poderão comprar.
Esses anúncios ajudam a impulsionar as vendas da marca.
Presentes para monetizar no Instagram
Outra novidade promete estreitar os laços entre um usuário e seus seguidores. O chamado “Instagram Gifts” é uma atualização que permite que pessoas enviem presentes em dinheiro para outras contas pelos Reels. Os mimos são uma forma de monetizar o conteúdo por meio de gorjetas enviadas pelos espectadores.
Essa novidade pode ajudar bastante criadores de conteúdo e também empresas que apostam em conteúdos que vão além do comercial. Outra maneira de aproveitar o novo recurso é identificar quais influenciadores recebem mais gorjetas, pois os presentes significam que tal influencer tem uma conexão forte com seu público, ideal para firmar parcerias.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial