A cidade do Conde, a cerca de 160 km de Salvador, decretou situação de emergência na quinta-feira (21).
A medida ocorreu após o rio Itapicuru transbordar e inundar a cidade. A informação é do secretário de comunicação da cidade, Antônio Reis.
O rio transbordou na quarta-feira (20), após a chuva forte que caiu na cidade. Nesta sexta-feira (22), não há registro de chuva forte no município, mas muitas ruas permanecem alagadas por causa do volume de água do rio, que ainda não diminuiu.
A via que dá acesso ao centro da cidade também permanece com muita água, e os moradores só conseguem passar com ajuda de um trator. Outra forma de cruzar a cidade é de barco, mas a maior parte dos moradores está optando pela espera da travessia com o trator.
Moradores do Conde passando em trecho alagado da cidade com ajuda de trator, na Bahia
Por causa do alagamento, 40 famílias estão desalojadas. Elas foram abrigadas em uma escola da cidade, sem que haja aglomeração, por causa da pandemia do coronavírus.
O secretário de comunicação do município informou que ainda não foi possível ir até a casa dessas famílias, devido ao volume da água.
“Estamos planejando ir de barco, mas sabemos que a água subiu mais de um metro nesses imóveis.
Depois que a água baixar totalmente é que vamos saber se essas pessoas serão direcionadas para outros imóveis ou poderão permanecer nos seus”, explicou Antônio.
A cidade ficou sem água por causa do alagamento, mas o abastecimento foi retomado parcialmente e deve ser normalizado gradativamente.
Um vídeo das imagens aéreas divulgado pela prefeitura do Conde mostrou os estragos ocorridos por causa do rio que transbordou.
A água cobriu maior parte da estrada que liga um trecho da cidade ao centro do Conde. O alagamento tomou muitas ruas do município que permanecem com água nesta sexta-feira.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
G1