Política

Após discurso de Bolsonaro, Fux fala em crime de responsabilidade e garante: “ninguém fechará essa Corte”

Presidente do STF, Luiz Fux, faz discurso para responder ameaças de Bolsonaro.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (8), na abertura da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, respondeu aos discursos do presidente Jair Bolsonaro nos atos de terça (7).

O ministro destacou que a desobediência a decisões judiciais configura crime de responsabilidade, o que deve ser analisado pelo Congresso Nacional.

“Essa corte não tolerará descumprimento de decisões judiciais, o que configura crime de responsabilidade a ser analisado pelo Congresso Nacional. Não é através da desobediência, do caos, que se discorda, mas pelos recursos que as vias processuais oferecem. Ninguém fechará essa Corte. Nós a manteremos de pé”.“A convivência entre visões diferentes sobre o mesmo mundo é pressuposto da democracia. Nesse contexto, o Supremo jamais se negará ao aprimoramento em prol do nosso amado país. A crítica institucional não se dá com a descredibilidade como vem sendo feito pelo chefe da nação. Incitar a população a propagar, a descumprir ordens judiciais, são intoleráveis com juramente que fizemos”.

“Tem sido cada vez mais comum usar a democracia como pretexto para ideais antidemocráticos. Em democracias verdadeiras não se admite colocar o povo contra suas instituições. Quem promove o discurso do ‘nós contra eles’ não promove a democracia, que é o ‘todos por um e um por todos’, respeitada as nossas diversidades. Que o povo não caia em falsas narrativas que criam inimigos. Verdadeiro patriota não fecha os olhos para os verdadeiros problemas do país. Só assim é possível pacificar uma nação inteira. Esse Supremo jamais aceitará ameaças às suas funções”. “Continuamos firmes na exigência de comportamentos democráticos que o povo brasileiro merece”, disse.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Yahoo/Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo