Alunos do CETEP SISAL em Serrinha estão na final do Solve For Tomorrow com projeto de bio cimento
Atualmente testando diferentes tonalidades para os blocos, a fim de aplicá-los em paredes e divisórias, o grupo já confirmou a resistência e a impermeabilidade do material por meio de testes.
Um grupo de estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, em Serrinha (BA), está entre os finalistas do Solve For Tomorrow Brasil1, programa de cidadania corporativa da Samsung com coordenação geral do Cenpec. A iniciativa é conhecida por estimular alunos e professores do ensino público a criarem protótipos inteligentes com base na metodologia STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a fim de solucionar problemas e atender demandas da sociedade.
Desenvolvido por três alunos do 1º ano do curso técnico de administração, o projeto ‘Bio cimento: blocos de papel para pavimentação intertravada de calçadas’ tem como objetivo ser utilizado na construção civil para pavimentação de calçadas. O grupo pensou em produzir um cimento que não utilizasse areia, que é um recurso natural, substituindo-a por materiais sustentáveis e de baixo custo. O protótipo baseado em precast é uma mistura de papel, cimento, brita e fibra de coco, alcançando uma ótima consistência e resistindo a aproximadamente 2,9 toneladas, podendo suportar carros, motos e bicicletas.
‘A ideia surgiu de um dos alunos, que questionou o destino dos papéis descartados na escola. A partir daí, pensamos em misturar esse papel ao processo fabril de pré-moldados, até porque há uma fábrica ao lado da escola. Nossa ideia era remover a areia e o papel atendeu bem já que a celulose tem uma espécie de cola, que dá liga para envolver o cimento e virar esse concreto’, explica Thales Lima do Nascimento, professor de matemática e orientador do grupo.
Atualmente testando diferentes tonalidades para os blocos, a fim de aplicá-los em paredes e divisórias, o grupo já confirmou a resistência e a impermeabilidade do material por meio de testes. O professor explica que o grupo se preocupa ainda com a parte social do projeto, pois desejam aplicá-lo gratuitamente em casas e calçadas para pessoas de baixa renda da comunidade, com a ajuda de alunos do curso de edificações em engenharia.
Para conhecer todos os finalistas da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil acesse news.samsung.com
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.