Alerta de terremoto assusta moradores de São Paulo e RJ

Defesa Civil e USP dizem não ter registrado terremoto. Maioria dos usuários do Andoid somente estão percebendo o alerta, ao acordar e buscar na web para saber se de fato aconteceu.
Na madrugada desta sexta-feira (14), um alerta de terremoto foi enviado pelo Google aos celulares de moradores do estado de São Paulo e parte do Rio de Janeiro. A notificação foi recebida por usuários do sistema Android por volta das 2h20, indicando a possibilidade de um tremor com epicentro no mar de Ubatuba, litoral paulista, e magnitude entre 4,4 e 5,5 graus.
Apesar do alerta indicar o litoral de São Paulo, moradores da Grande São Paulo e do Rio de Janeiro também foram notificados. Além do aviso sobre o possível terremoto, o sistema emitiu recomendações de segurança, como o uso de sapatos, verificação de saídas de gás e a orientação para evitar construções danificadas.
No entanto, a Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que não registrou qualquer atividade sísmica na região e que nenhum morador relatou ter sentido tremores, apenas o susto causado pelo alerta inesperado.
“Até o momento, não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado”, afirmou o comunicado oficial publicado às 3h10 nas redes sociais.
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) também não identificou nenhum sismo na região.
Nas redes sociais, o assunto rapidamente ganhou repercussão. No X (antigo Twitter), a hashtag #Terremoto ficou entre os tópicos mais comentados do Brasil, com usuários questionando a veracidade do alerta e compartilhando memes sobre o ocorrido.
“Batendo na porta da minha professora de geografia que prometeu que nunca teria terremoto no Brasil” Brincou @Vlucasrocha. “Ninguém tá questionando a existência de um alerta de terremoto pronto existir no Brasil” Disse @mari_tv94. “O pessoal que está dormindo agora acordando de manhã e vendo o alerta de terremoto no Brasil” afirmou @Euhenryvieira.
Participe na produção de pautas e matérias com sugestões e flagrantes enviando em nosso WhatsApp no 075999580723.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.