Achado arqueológico estava em plantação de manga em povoado de Senhor do Bonfim.
Um agricultor baiano encontrou uma urna funerária da tribo Tupi-Guarani enterrada em um sítio no povoado de Passagem Velha, em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia.
Ao achar a urna, o agricultor procurou pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que confirmaram o valor histórico da peça.
“Primeiro sítio pré-histórico que a gente localiza, faz escavação em torno de uma urna funerária Tupi-Guarani, que é bastante interessante. Além de ser importante, ele [sítio] vai ser importante para as pesquisas e educação na região. É um material que vai ajudar a orientar escolas, alunos e comunidades para que preservem esses sítios”, disse a arqueóloga Cristiana Santana.
Dentro do objeto foram encontrados ossos e pedaços de outros utensílios de cerâmica. Conforme apontam os pesquisadores, esta foi a primeira vez que um objeto desse tipo e valor arqueológico foi encontrado em Senhor do Bonfim.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi avisado e todo o material levado para a Uneb de Senhor do Bonfim. O objetivo é aprofundar os estudos dos objetos encontrados e transformar o local onde eles estavam em um sítio arqueológico.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
G1 BA/ Foto: Reprodução/TV São Francisco