Cidades

Agricultor encontra urna funerária da tribo Tupi-Guarani enterrada em sítio no norte da Bahia

Achado arqueológico estava em plantação de manga em povoado de Senhor do Bonfim.

Um agricultor baiano encontrou uma urna funerária da tribo Tupi-Guarani enterrada em um sítio no povoado de Passagem Velha, em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia.

Ao achar a urna, o agricultor procurou pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que confirmaram o valor histórico da peça.

“Primeiro sítio pré-histórico que a gente localiza, faz escavação em torno de uma urna funerária Tupi-Guarani, que é bastante interessante. Além de ser importante, ele [sítio] vai ser importante para as pesquisas e educação na região. É um material que vai ajudar a orientar escolas, alunos e comunidades para que preservem esses sítios”, disse a arqueóloga Cristiana Santana.

Dentro do objeto foram encontrados ossos e pedaços de outros utensílios de cerâmica. Conforme apontam os pesquisadores, esta foi a primeira vez que um objeto desse tipo e valor arqueológico foi encontrado em Senhor do Bonfim.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi avisado e todo o material levado para a Uneb de Senhor do Bonfim. O objetivo é aprofundar os estudos dos objetos encontrados e transformar o local onde eles estavam em um sítio arqueológico.

Funerária da tribo Tupi-Guarani encontrada em sítio no norte da Bahia — Foto: Reprodução/TV São Francisco

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

G1 BA/ Foto: Reprodução/TV São Francisco

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo