Afundamento do ferry-boat Juracy Magalhães vai ocorrer sexta-feira (21)

O objetivo da ação, que tem a parceria do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Marinha do Brasil, é a criação de recifes artificiais para fomento ao turismo subaquático.
Nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) promove o afundamento controlado do ferry-boat Juracy Magalhães, que saiu de atividade em 2018, após realizar a travessia Salvador-Itaparica por mais de 45 anos. O objetivo da ação, que tem a parceria do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Marinha do Brasil, é a criação de recifes artificiais para fomento ao turismo subaquático.
O ferry será rebocado do terminal de Bom Despacho, na ilha de Itaparica, até o Rio Vermelho, em Salvador, onde será afundado, a dois quilômetros da costa. Uma embarcação será disponibilizada para os veículos de imprensa que tiverem interesse na cobertura. Para reservar vagas, basta enviar o nome, veículo, função e número da Carteira de Identidade para o e-mail ascom@turismo.ba.gov.br.
Cronograma previsto para o afundamento:
06h – Saída do rebocador conduzindo o ferry, do terminal de Bom Despacho;
10h – Chegada ao ponto onde será realizado o afundamento;
11h30 – Abertura das válvulas para entrada de água no ferry;
12h – Afundamento da embarcação.
Os horários podem sofrer alterações, devido às condições climáticas. Segue anexa, nota técnica com mais informações sobre a operação.