AmargosaCidades do Recôncavo e ValeVale do Jiquiriçá

ACIAPA divulga comunicado à sociedade sobre fechamento do comércio em Amargosa

“Entendemos que vivemos duas crises paralelas que são a de saúde pública e a econômica, onde ambas merecem atenção especial”.

A ACIAPA divulgou, na noite desta terça-feira(26), um comunicado à sociedade sobre o fechamento do comércio e seus impactos na economia local. Leia a seguir:

Caros associados, colaboradores e membros da sociedade em geral, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Amargosa (ACIAPA) vem através deste comunicado esclarecer algumas questões para a
população.

1. Entre outras atribuições é papel da ACIAPA representar o comércio local, assim como também o interesse de seus associados e colaboradores, o que nesse momento de dificuldade sem precedentes que vivemos se torna ainda mais necessário para manter a união e a organização de todos. Entendemos que vivemos duas crises paralelas que são a de saúde pública e a econômica, onde ambas merecem atenção especial.
  2. A ACIAPA desde o início da crise se dedica em contribuir para a saúde de toda a nossa população, inicialmente propomos aos associados uma lista de dez medidas protetivas importantes que deveriam ser seguidas, posteriormente em parceria com a equipe municipal de saúde propomos um plano de reabertura com segurança, estipulando medidas como a limitação de clientes no estabelecimento, a limitação do comércio aos sábados, a obrigatoriedade dos lojistas a usarem máscara, a obrigatoriedade da higienização das mãos ao adentrar os estabelecimentos e diversas medidas de higienização internas que elevaram de forma significativa à segurança e prevenção de todos. Mais recentemente fizemos uma grande campanha de conscientização que envolveu diversas mídias como outdoors, rádio, carro de som e redes sociais, com o objetivo de conscientizar empresas e população a seguirem as recomendações da OMS.
  3. A ACIAPA apoia incondicionalmente as diversas ações propostas pela equipe de saúde municipal, como as barreiras sanitárias, o isolamento e mapeamentos de casos, a higienização dos ambientes públicos de alto fluxo, a organização de filas, entre várias outras ações que estão sendo desenvolvidas para garantir a segurança de todos nós, parabenizamos os profissionais de saúde pela incessante e fundamental luta nesse
    momento tão difícil que vivemos, são verdadeiros heróis.
  4. Com base nas orientações da OMS e medidas tomadas na China, Europa, EUA, estados da federação e diversos municípios, acreditamos veementemente que deve existir também um plano de reabertura para o comércio de nossa cidade, visto que a crise ainda tende a se estender por meses, visto que temos seguimentos fechados a mais de 64 dias consecutivos, visto que a maiorias dos estabelecimentos comerciais fecharam 44 dias nos últimos dois meses, visto que fechamos mais de 26 dias consecutivos com zero casos na cidade, visto que diversas micro e pequenas empresas estão entrando em colapso econômico, visto que estão entrando uma série recursos em nossa cidade para conter a crise econômica e os mesmos estão se esvaindo para o comércio de cidades vizinhas que estão funcionando o que além de tudo põe em risco a saúde da nossa população, e principalmente, visto que as empresas fechadas já tiveram naturalmente uma expressiva queda no seu fluxo de cliente, não aglomeram e tem todas as condições de atenderem com medidas protetivas fundamentais para segurança de seus clientes e colaboradores.
    A ACIAPA reafirma a sua posição apartidária, pacífica, buscando sempre a união, diálogo e consenso entre as diversas organizações e atores que compõe a sociedade. Esperamos de forma sábia e tranquila nos adaptar rapidamente a esse difícil momento, mantendo a saúde, a renda e a dignidade de toda população.
    Amargosa, 26 de maio de 2020.
    Att, Diretoria ACIAPA.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Foto: Arquivo Recôncavo no Ar