A UPB é ‘totalmente favorável’ a incluir municípios na reforma da Previdência, diz Eures

“O que eu peço é que a gente tenha uma linha de diálogo para tirar esses pontos.

Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), disse, nesta quarta-feira (12), que é “totalmente favorável” a incluir estados e municípios na reforma da Previdência, que foi enviada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao Congresso Nacional.

“Não tem lógica fazer três reformas. Uma reforma da Previdência da União, uma dos estados e outra dos municípios. Imagina o incomodo para o gestor e para a população discutir a Previdência dentro de um município. É meio complicado”, declarou, em entrevista ao Bahia Notícias.

Segundo ele, 30% dos municípios baianos têm Previdência própria. Eures defendeu, no entanto, que as mudanças na aposentadoria rural e no Benefício de Prestação Continuada (BPC) sejam retiradas do texto. De acordo com ele, em 70% das cidades baianas, a aposentadoria rural tem uma receita maior do que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“O que eu peço é que a gente tenha uma linha de diálogo para tirar esses pontos. Eu apoio a reforma da Previdência e acho que o governador [Rui Costa]  apoia também desde que esses pontos sejam discutidos”, afirmou. 

Bahia Notícias/ Foto: Reprodução / Facebook