O prefeito eleito teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
O presidente da Câmara Municipal de Firmino Alves, Fabiano Sampaio (PDT), se recusou a assumir a Prefeitura diante da suspensão do diploma do prefeito eleito Padre Aguinaldo (PDT). De acordo com os blogs O Tabuleiro e Políticos do Sul da Bahia, o edil aguarda um comunicado oficial da Justiça sobre a decisão.
O Padre Aguinaldo teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Com isso, a diplomação e a posse dele foram anuladas. A candidatura dele estava sub judice por denúncias de abuso de poder. Ele foi eleito com 50,01% dos votos válidos.
Pela lei, o presidente da Câmara de Vereadores do município deve assumir a prefeitura, até decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso seja mantida a anulação da candidatura de Padre Aguinaldo, novas eleições serão realizadas na cidade.
Fabiano Sampaio deveria ter sido empossado prefeito interino na manhã desta segunda-feira (4). O parlamentar, contudo, aguarda uma ordem judicial mesmo com o regimento interno lhe dando o direito de ser empossado de forma emergencial. Os dois são do mesmo partido, o PDT, o que explicaria a recusa.
Com o impasse, a cidade vive um caos administrativo e têm lixo nas ruas. Carros da prefeitura circulam aleatoriamente nas ruas e a Prefeitura está à deriva.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Mídia Bahia