TRE-BA aplica multa máxima a candidato de Planaltino que promoveu aglomeração em passeata
Da decisão, ainda cabe recurso.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) aplicou multa de R$ 25 mil ao atual prefeito de Planaltino e candidato à reeleição, Joseval Alves Braga (PSD) por descumprimento das normas sanitárias contra a Covid-19, além de campanha antecipada. Da decisão, ainda cabe recurso.
De acordo com o TRE-BA, o julgamento teve como fundamento uma convenção realizada pelo partido do prefeito em 16 de setembro – antes do período de campanha eleitoral. Após o evento, os participantes teriam saído em passeata pelas ruas da cidade com a utilização de “paredão de som”.
O relator, o juiz Ávio Mozar, afirmou que o evento configura clara infração às normas sanitárias relativas à pandemia do Covid-19.
O desembargador Jatahy Júnior defendeu a ampliação da multa para o valor máximo e foi acompanhado à unanimidade pelos demais juízes da Corte. “Quando houver infringência das normas sanitárias, além da propaganda irregular, a dosimetria da pena deve ser maior, para dar uma resposta mais efetiva para os candidatos que continuam desafiando o coronavírus”, ressaltou.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Metro 1