Falou como um presidente, diz Eden sobre mensagem de Lula no Sete de Setembro
Líder petista atacou o atual chefe do Executivo e o acusou de converter o coronavírus em uma “arma de destruição em massa”
O presidente do PT na Bahia, Edén Valadares, afirmou que pronunciamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por ocasião do Dia da Independência do Brasil, foi digno de um “presidente” em exercício.
Em um vídeo divulgado na segunda-feira (7), Lula dirigiu ataques ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelas mortes em decorrência da Covid-19 e pelo que ele classifica de ataque à soberania do país. Já o atual chefe do Executivo declarou em cadeia de rádio e televisão defender a democracia. Por outro lado, voltou a exaltar o golpe de 1964 que deu início à ditadura militar.
“Lula falou como um presidente. Bolsonaro como um líder de seita. Esse foi o resumo do Sete de Setembro”, avaliou Eden.
Segundo Lula, as elites conservadoras apoiaram Bolsonaro como forma de dar um basta à ascensão social promovida nos governos petistas, e as eleições de 2018 “jogaram o Brasil em pesadelo que parece não ter fim”. Ele também afirmou que o governo de Bolsonaro “converteu o coronavírus em uma arma de destruição em massa” e subordinou o Brasil aos EUA “de maneira humilhante”.
“Com ascensão de Bolsonaro, milicianos, atravessadores de negócios e matadores de aluguel saíram das páginas policiais e apareceram nas colunas políticas. Como nos filmes de terror, as oligarquias brasileiras pariram um monstrengo que agora não conseguem controlar, mas que continuarão a sustentar enquanto seus interesses estiverem sendo atendidos”, disse o ex-presidente.
Durante a fala de Bolsonaro, foram registrados panelaços contra o presidente em capitais como Salvador, São Paulo, Rio e Brasília.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Bahia.ba/ Foto: Reprodução/Facebook