AmargosaBrejõesCidades do Recôncavo e ValeElísio MedradoJaguaquaraLajeMutuípeSão Miguel das MatasUbaíraVale do Jiquiriçá

Observatório Sismológico registrou 9 tremores de terra no Vale do Jiquiriçá

Segundo o Observatório Sismológico, os epicentros ocorreram em Mutuípe, Amargosa, São Miguel das Matas e Ubaíra.

Desde o primeiro tremor de terra, registrado na região do Vale do Jiquiriçá, as 7h45min deste domingo, com intensidade de 4,6 na Escala Richter e duração média de 10 segundos, oito tremores secundários foram captados, os dados foram obtidos pelo Mídia Bahia, junto a Rede Sismológico do Brasil.

Segundo o Observatório Sismológico, os epicentros ocorreram em Mutuípe, Amargosa, São Miguel das Matas e Ubaíra.

Foto: reprodução Obsis

“É uma magnitude mais baixo do que a de mais cedo, em Mutuípe, mas o pessoal que está na cidade ou perto, devem ter sentido bem e obviamente quando você já está assustado com a situação de hoje de manhã, você fica psicologicamente abalado”, explicou Aderson Nascimento do Laboratório de Sismologia da UFRN ao G1.

“Esses tremores ocorrem, não só na Bahia, como em outras partes do Brasil, principalmente no Nordeste, onde a gente tem a maior concentração de áreas sismicamente ativadas. Esses tremores ocorrem por falhas geológicas, por pressões que atuam sobre as rochas no subsolo e geram esses tremores que são sentidos na superfície. Quando ele ocorre próximo a áreas urbanas, a repercussão é muito maior do que quando ocorre em áreas remotas, a exemplo dos tremores que ocorrem no Amazonas. Lá, além da profundidade ser muito grande, não existe população com densidade a exemplo de Salvador, na Bahia, ou Pernambuco, ou Rio Grande do Norte ou Ceará. Então esses tremores são exatamente originados através desses movimentos que existem dessas falhas, que geram esses tremores, que são sentidos pela população”, detalhou o geólogo Eduardo Menezes do SISLAB da UFRN.

“Em uma magnitude dessa ordem, de 4,6, que é o que a gente tem registro, ele realmente assusta e pode chegar a derrubar alguns objetos de prateleira, pode sentir vibrações em telhados e janelas. É normal que as pessoas se assustem. Não são comuns frequências de tremores nessa grandeza. A maioria dos tremores que ocorrem aqui no Nordeste do Brasil, em geral, são de magnitude abaixo de 3”, detalhou Eduardo, também ao portal da Globo.

https://www.instagram.com/tv/CEiHLLqD49M/?utm_source=ig_web_copy_link
https://www.instagram.com/tv/CEhM_9Njxpt/?utm_source=ig_web_copy_link
https://www.instagram.com/p/CEhM2Upj442/?utm_source=ig_web_copy_link

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

G1/ Foto: reprodução Obsis

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo