Sindiquímica fiscaliza reabertura da Natulab em SAJ após casos confirmados de Covid-19 e reivindica transparência da empresa
Com faixas no portão da Natulab “A gente trabalha para ganhar a vida, não para perder”, o representante do Sindicato, Alfredo relatou que a ação é para garantir o funcionamento da Natulab de forma segura para os funcionários.
O Sindiquímica (Sindicato dos trabalhadores da indústria química, petroquímica, plástica, farmacêutica do Estado da Bahia) esteve na entrada da Natulab, situada na Urbis 2 em Santo Antônio de Jesus, na noite desta terça-feira (26) para fiscalizar a abertura da empresa, após casos confirmados de Covid-19.
Com faixas no portão da Natulab “A gente trabalha para ganhar a vida, não para perder”, o representante do Sindicato, Alfredo relatou que a ação é para garantir o funcionamento da Natulab de forma segura para os funcionários. “A empresa comunicou que o trabalhador que estiver se sentindo inseguro com o trabalho poderá adiar seu retorno depois dos 14 dias de quarentena. Sabemos que eles fizeram algumas melhorias, mas não o suficiente, percebemos que tem aglomeração no vestiário, refeitório, entrada e saída da empresa”, explicou ao repórter Juarez Fonseca. De acordo com ele, a empresa farmacêutica não tem passado as devidas informações sobre as medidas que vem tomando e nem dos casos suspeitos e confirmados, “A nossa maior cobrança no momento é a falta de transparência da empresa, até o momento não sabemos quantas pessoas testaram positivo, quantos aguardam exames, eles alegam que tem um mapa de acompanhamento, mas não sabemos.
A Natulab também diz que está cumprindo as medidas de higienização e afastamento no veículo que leva os trabalhadores, porém não temos como comprovar”, pontuou. Segundo Alfredo, os familiares das pessoas que testaram positivo estão sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, “A informação que temos é que os casos que testaram positivo são de pessoas que já estavam afastadas, então creio que não há uma contaminação em massa”, disse.
Na oportunidade ele frisou a respeito do preconceito com quem testou positivo para Covid-19, “A população precisa entender que estamos vivendo uma pandemia, não adianta a gente ter preconceito e sim tomar as devidas precauções, a única coisa que garante nossa segurança é a proteção, afastamento das pessoas, mãos higienizadas e estar bem informado”, salientou.
A prefeitura municipal havia suspendido por 14 dias as atividades da Natulab quando surgiram os quatro primeiros casos de Covid-19, mas autorizou a reabertura antes de completar o prazo estabelecido. Em nota, a prefeitura informou que apenas o setor “linha de produção” foi autorizado a retomar as atividades. Confira abaixo na íntegra:
Após pedido de reconsideração e o cumprimento de requisitos acordados, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, autorizou a retomada do funcionamento, exclusivamente do setor “linha de produção” no site I da empresa Natulab.
Para que a autorização pudesse ser concedida, a empresa realizou a completa desinfecção da unidade, que passou por nova vistoria da Vigilância Sanitária na tarde desta quarta-feira (20).
Nenhum dos cerca de 700 funcionários lotados no site I, que foram isolados compulsoriamente, poderão voltar às atividades antes do prazo determinado. A retomada das atividades se dará na unidade, porém com colaboradores de outras unidades fabris para evitar risco de contato.
A Prefeitura agradece a sensibilidade da Natulab, compreende a importância da empresa para a economia local, mas segue intransigente no compromisso de continuar adotando as medidas possíveis na direção de preservar vidas.
Ascom Prefeitura SAJ
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Blog do Valente