Cidades

Unidade do Lacen começa a funcionar em hospital de Vitória da Conquista para realização de testes de Covid-19

Laboratório tem capacidade de realizar pouco mais de 190 testes por dia e também vai atender mais outros 31 municípios da região.

Uma unidade do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) começou a funcionar nesta segunda-feira (11), em um hospital de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, para a realização de testes da Covid-19.

O laboratório fica no Hospital Esaú Matos e, a partir desta segunda, as amostras dos testes serão analisadas na unidade. No domingo (10), já foram colhidas mais de 40 delas para serem testadas no local.

“Durante o mês de abril, realizamos todo o processo de credenciamento e treinamento da equipe. A partir de ontem, no caso, o Lacen estadual nos habilitou realizar todo o fluxo aqui, desde a coleta até a emissão do laudo”, explicou o diretor da Fundação Pública de Saúde, Diogo Azevedo.

Vitória da Conquista é a primeira cidade do interior da Bahia a realizar o exame padrão ouro pra confirmação da Covid-19. O laboratório tem capacidade de realizar pouco mais de 190 testes por dia e vai atender Vitória da Conquista e outros 31 municípios da região.

“A gente, hoje, tem a capacidade de realizar 98 testes a cada 7 horas. Fizemos uma parceira com a universidade federal, que proporciona um número maior de testagem, de exames finalizados. Inicialmente nós vamos fazer um número um pouco menor, até a equipe se adaptar e a gente conseguir fazer os testes com número total por dia”, disse Diogo.

Pra realizar os testes, o laboratório passou por uma readequação. Foram criadas três salas isoladas para o trabalho com as amostras do coronavírus.

“Primeiro, a gente separa a amostra. Como ela é altamente contagiosa, então precisa de toda uma capela e um procedimento específico. E as outras duas para poder fazer a manipulação da placa para amplificação”, contou a bioquímica Rosimara Andrade.

Além disso, técnicos do laboratório passaram por um treinamento em Salvador para aprenderem o método utilizado para realização do procedimento, o RT PCR.

“A primeira etapa se chama extração, a gente extrai e fica apenas o vírus. A segunda etapa, que é a amplificação, que é o equipamento RT, onde você amplifica e detecta se existe carga viral ou não”, explicou Rosimara.

As duas fases do teste demoram, em média, sete horas para ficarem prontas, o que vai garantir o diagnósticos em até 24h.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

G1 Bahia/Foto; reprodução TV Sudoeste

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo