Cidades do Recôncavo e ValeRecôncavo

Após caso de covid-19, moradores de distrito são impedidos de ter acesso à Cachoeira

Com isso, moradores do distrito ficaram sem acesso a serviços essenciais, como segurança e suporte médico.

Após a confirmação no sábado, 14, do primeiro caso de covid-19, doença causada pelo novo coronavirus registrado em Cachoeira, a prefeitura fechou o acesso da comunidade de Capoeiruçu ao município. Com isso, moradores do distrito ficaram sem acesso a serviços essenciais, como segurança e suporte médico.

Relato de moradores de Capoeiruçu dão conta que o posto de saúde do distrito não tem médicos e que a localidade também não conta com força policial. Além disso, Capoeiruçu também não tem bancos. Os moradores geralmente tem acesso a estes serviços apenas no centro de Cachoeira, a 116 km de Salvador.

De acordo com relatos de fontes ouvidas pela reportagem do Portal A TARDE, como Capoeiruçu fica próxima à BR-101 – sendo assim, um dos acessos a Cachoeira – o esperado era que o fechamento das vias para a cidade acontecesse na rodovia. No entanto, a barreira foi montada dentro do distrito, impossibilitando assim, o trajeto da própria comunidade. Os moradores teriam entendido a ação como uma estratégia de isolamento.

A instalação da barreira causou uma manifestação popular no distrito neste domingo, 5. Eles exigiam que o acesso ao município fosse restabelecido.

Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, a Secretaria de Saúde de Cachoeira confirmou o fechamento das vias de quase todos os acessos à sede da cidade, mantendo assim, um acesso único. No entanto, moradores do distrito não esperavam que barreiras fossem instaladas dentro da localidade.

Na tarde deste domingo, as barreiras foram retiradas de dentro do distrito e reposicionadas mais a frente, no acesso a BR-101, como informado ao A Tarde por uma vereadora que atende demandas da comunidade de Capoeiruçu. Ela informou que após contato junto à Secretaria de Saúde e diversas manifestações de moradores do distrito a situação foi revertida. A vereadora também afirmou que “houve um erro de comunicação na ação e um funcionário bloqueou a via causando todo transtorno”.

Ações de emergência

Com o caso confirmado de covid-19 no município os vereadores tem “cobrado efetivamente à gestão municipal a apresentação de um plano emergencial e criação do Comitê de Crise para o enfrentamento à grave pandemia”, disse a vereadora.

Na última, sexta-feira, 3, os vereadores aprovaram um projeto de lei que declara Calamidade Pública no Município. A lei aguarda por sanção do executivo municipal. “Solicitei hoje pela manhã, à secretaria de saúde que cobre ao prefeito a sanção da Lei e que imediatamente ações estratégicas possam ser colocadas em prática”, afirmou a vereadora.

A vereadora Cristina Soares pontuou que “é necessário a criação de barreiras sanitárias nas entradas do município. É preciso implantar um posto avançado de saúde na comunidade onde foi identificado o primeiro caso e onde outros poderão surgir de imediato”.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Voz da Bahia

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo