Rio Jacutinga em Elísio Medrado tem curso d’água interrompido resultante de problemas ambientais
Alguns peixes já estão morrendo.
O verão já está chegando ao fim, e assim como está ocorrendo em outros anos de 10 anos para cá, o rio Jacutinga mais uma vez tem o curso d’água cortado em decorrência do desmatamento nas áreas de nascente e em suas margens.
Ao longo do seu percurso o rio tem poucas áreas reflorestadas, e nesses locais já é visível ver o resultado com alguns locais denominados poços com Boa quantidade de água.
Ao longo dos anos o rio e córregos do município vem sofrendo com a degradação ambiental resultante de desmatamentos, queimadas e retiradas da vegetação.
A atual situação do rio preocupa, porquê além de secar e algumas espécies de peixes restantes morrerem, faltará água para o gado beber nas pastagens próximas e compromete o abastecimento de água no município, visto que o volume da barragem está baixando os níveis. O curso do rio até a entrada da barragem não está cortado ainda, mas a água que chega não é suficiente para atravessar para o outro lado da mesma, sendo suficiente apenas para o abastecimento da cidade.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Foto: Fábio Cruz/Recôncavo no Ar