BrasilGiro de Notícias

O que é e como se forma ‘buraco’ no céu que assustou moradores de praia de SP

Um ‘buraco’ no céu registrado nos últimos dias em Peruibe, no litoral paulista, chamou a atenção de moradores.

Algumas publicações, inclusive, levantaram a possibilidade de se tratar de algum óvni. Conforme especialistas em meteorologia, não se trata de um fenômeno climático, mas de um efeito na atmosfera.

De acordo com Maria Clara Sassaki, especialista em meteorologia e porta-voz da TempoOK, o buraco é provocado pela formação de nuvens tipo cirrocumulus ou as altocumulus. Elas surgem quando há uma camada de água que está em um ponto de super-resfriamento.

Se houver alguma perturbação na atmosfera, as moléculas de água que estão super resfriadas congelam, puxando outras moléculas do lado. Esse gelo cai da nuvem e fica só o buraco.

“Acontece, por exemplo, quando você esquece uma garrafa de água no congelador, aí você lembra e corre para tirar. Quando você abre, a água ainda está líquida e você sente aquele alívio, mas quando você tira a garrafa e o líquido se mexe, tudo o que estava dentro congela de repente”, exemplifica Maria Clara.

Ainda de acordo com a especialista, essa perturbação pode ser causada pela passagem de um avião, por exemplo. “Ou uma diferença na temperatura entre massas. Qualquer coisa que altere o ar, pode causar esse congelamento”, pontua ela.

ssas nuvens não são exclusivas de nenhuma área geográfica e foram fotografadas de muitos lugares, mas por serem raras, o pessoal compara com “eventos extraterrestres”, o que não tem nenhuma relação, segundo a Climatempo.

Participe na produção de pautas e matérias com sugestões e flagrantes enviando em nosso WhatsApp no 075999580723.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Close