Verme Cabeça-de-Martelo, perigoso para humanos surge em Elísio Medrado
Verme Cabeça-de-Martelo pode causar irritação da pele em humanos, mas os efeitos podem ser mais graves se as toxinas entrarem no corpo por meio de um corte.
Após o Recôncavo no Ar veicular uma matéria sobre Verme cabeça-de-martelo “imortal” e tóxico surge em Mutuípe, internautas do portal de notícias entraram em contato com a nossa redação relatando que foram encontrados vários vermes da espécie na localidade da Baixa do Paraíso em Elísio Medrado.
Em contato com o proprietário do terreno em que o vermes foram encontrados, a reportagem do Recôncavo no Ar foi informada que os mesmos estavam em um local de bastante folhas e bem úmido. “O pessoal que estava trabalhando em minha propriedade encontrou esse bicho e me mandou a foto, e nós não sabíamos o que era, mas após a reportagem de vocês ficamos sabendo, e muito preocupados, pois estão próximo ao rio e não sabemos quais consequências podem traze”, afirmou o proprietário do local.
Até o momento não temos informações se há registros em outros locais do município, mas é quase certo que o parasita esteja presente em toda a região do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo.
O verme cabeça-de-martelo é predador voraz de pequenos animais, como insetos, minhocas, caracóis e vermes menores, e às vezes até de sua própria espécie. Geralmente é encontrado em solos úmidos. Algumas espécies não têm mais de 2,5 centímetros de comprimento, mas outras podem medir até 38 centímetros.
Como eliminar verme cabeça de martelo?
Como erradicar esse verme? Como já falamos então, não adianta cortá-lo ao meio pois ele irá se regenerar dando origem a novos animais; nem esmagá-lo. De acordo com Soares, a recomendação é recolher o verme em um recipiente, utilizando luvas para proteção, e jogar sal e vinagre.
O verme cabeça de martelo prefere ambientes úmidos e sombrios, como florestas, jardins e áreas úmidas. Geralmente pode ser encontrado sob pedras, troncos de árvores e folhas em decomposição.
Acredita-se que seja nativo do sudeste asiático, mas foi espalhado pelo mundo quando trazido acidentalmente em navios e hoje pode ser encontrado em vários locais, incluindo: América do Norte, Austrália, ilhas do Caribe, América do Sul, África, Madagascar e agora no Brasil.
Além de todas as curiosidades citadas acima, o verme cabeça-de-martelo é tóxico e, por isso, não possui muitos predadores, o que faz sua população crescer ainda mais. “Elas têm poucos predadores, pois são toxicas e venenosas se forem consumidas. São noturnas, muito difícil ver de dia.
Quais os perigos do verme cabeça de martelo?
esse verme não é muito perigoso, mas pode produzir uma toxina chamada tetrodotoxina, também encontrada no peixe Baiacu. essa substância que ataca o sistema nervoso, provocando dormência, e pode ser fatal. se cortado ao meio, o verme cabeça-de-martelo vai conseguir se multiplicar.12 de dez. de 2023.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo