Reunião avança reivindicações de vítimas da explosão de fogos em Santo Antônio de Jesus
A explosão da fábrica resultou na morte de 64 pessoas e afetou 198 familiares, muitos dos quais eram crianças trabalhando na fábrica.
A reunião contou com a participação do Governo Federal e teve como objetivo garantir o cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que condenou o Estado Brasileiro pela violação dos direitos das vítimas da tragédia de 1998. A explosão da fábrica resultou na morte de 64 pessoas e afetou 198 familiares, muitos dos quais eram crianças trabalhando na fábrica.
O contrato foi firmado com o Hospital Luiz Argolo e o Hospital INCAR, que atenderão a diversas especialidades médicas. O Hospital Luiz Argolo oferecerá serviços de psicologia, gastroenterologia, endoscopia, colonoscopia, coloproctologia, hernioplastia umbilical, tomografia, ultrassonografia, mamografia, mastologia, ressonância magnética e cardiologia, incluindo Mapa, Holter, ecocardiograma, consultas e revisões.
Já o Hospital INCAR será responsável por consultas em endocrinologia, neurologia e otorrinolaringologia, além de aderir ao credenciamento de cardiologia para a realização de cateterismos.
Durante o encontro, a secretária Roberta Santana se comprometeu a realizar uma nova reunião no dia 26 de julho, no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, para acompanhar o andamento das medidas pactuadas. Rosa Rocha, presidente da Associação 11 de Dezembro, expressou esperança após reunião.
Entre os compromissos estão o tratamento médico, psicológico e psiquiátrico das vítimas, além do fornecimento gratuito de medicamentos.
Processo de acesso aos serviços
Para acessar esses serviços, os usuários devem seguir um fluxo específico:
- Entregar as guias de exames e consultas ao gerente da Unidade de Saúde de referência.
- O gerente encaminha as guias à comissão de saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
- A comissão de saúde envia uma planilha com os dados das guias para os hospitais Luiz Argolo ou INCAR, conforme a especialidade.
- Os hospitais autorizam os procedimentos e enviam as autorizações de volta à comissão de saúde.
- A comissão de saúde envia as autorizações juntamente com as guias para as Unidades de Saúde dos usuários.
- A Unidade de Saúde comunica ao usuário sobre a marcação.
Diálogo com Municípios e Entrega de Carteiras
Será fortalecido o diálogo com municípios vizinhos, como Itaparica, Mata de São João, Salvador, Dom Macedo, Conceição de Almeida, Jequié, Lauro de Freitas, Ipiaú e Camaçari, para garantir o atendimento adequado dos pacientes. Assim, caso haja falhas no atendimento, a SESAB servirá como porta de acesso.,
Até agora, foram emitidas 116 carteiras de saúde, com mais 10 em processo de impressão, para um total de 198 pessoas cobertas pela sentença judicial.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial