Sintomas da Covid-19 mudaram? Agora, estes são os mais comuns
Desde o início da pandemia, o vírus mudou e os sintomas também.
No início da pandemia, a perda do paladar e do olfato, a febre alta e a falta de ar eram os sintomas mais comuns da Covid-19. No entanto, com o surgimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2, esses sintomas não são mais tão frequentes.
Segundo o infectologista e professor universitário Leonardo Weissmann, os sintomas mais comuns relatados por doentes com Covid-19 atualmente são parecidos com os de uma gripe ou constipação, o que pode dificultar o diagnóstico.
“Pode ser difícil saber só pelos sintomas se é Covid-19 ou não. Daí a importância da realização do teste”, diz Weissmann.
O infectologista recomenda que o teste seja feito nos primeiros três a cinco dias dos sintomas, quando a carga viral é mais alta. Mesmo sem sintomas, se você tiver contato com alguém positivo, também é recomendado fazer o teste, pois a infecção pode ocorrer antes das manifestações aparecerem.
Sintomas mais comuns da Covid-19
De acordo com Weissmann, os sintomas mais comuns da Covid-19 atualmente são:
Febre ou calafrios;
Tosse seca e persistente;
Cansaço;
Dor de garganta;
Dores de cabeça;
Dores musculares em todo o corpo;
Pingo no nariz;
Náusea/vômito;
Diarreia.
Outros sintomas possíveis
Além desses sintomas, também são possíveis outros, como:
Fadiga;
Perda de apetite;
Dificuldade para respirar;
Dor no peito;
Erupção cutânea;
Conjuntivite;
Perda de paladar;
Perda de olfato.
O que fazer se você apresentar sintomas
Se você apresentar algum dos sintomas da Covid-19, é importante procurar um médico para realizar o teste e iniciar o tratamento adequado.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial