Itatim tem um representante entre os estudantes que tomaram posse na AL-BA como deputados jovens baianos
Alef Sampaio representará o NTE e o CEGNN Itatim, atuando durante uma semana como deputado na Assembleia Legislativa da Bahia.
O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) foi tomado pela juventude: nesta terça-feira (28) aconteceu a cerimônia de posse dos deputados jovens baianos. A eleição do Programa Deputado Jovem Baiano (DPBA) foi vencida pela chapa União.
Alef Sampaio representará o NTE e o CEGNN Itatim, atuando durante uma semana como deputado na Assembleia Legislativa da Bahia.
A mesa diretora foi formada com o presidente Wanderson Santana; a 1ª vice-presidente Melkiria de Liz; o 2º vice-presidente Moisés Ribeiro; a 1ª secretária Lais Castro; e a 2ª secretária Geovana Lacerda, que receberam 40 dos 63 votos totais. Em conjunto com a vitória, os jovens eleitos também fizeram parte de um feito inédito no programa: a posse de um candidato quilombola para assumir a presidência da mesa-diretora.
Durante o seu discurso, o presidente eleito expressou sua visão sobre a importância da sua participação na política. “A Bahia é o Estado com a maior população negra do nosso país e nós temos muitas comunidades quilombolas, indígenas, ciganas e ribeirinhas. Então, ter um quilombola ocupando este espaço de presidência é algo muito importante, não só pra mim, mas para que todos vejam que estamos ocupando os espaços que nos foram negado durante muito tempo neste país”, destacou Wanderson.
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, que esteve presente na solenidade, destacou a relevância do Programa Deputado Jovem Baiano para os estudantes. “O programa tem o objetivo de aproximar e dar conhecimento aos nossos estudantes da rede pública e privada da Bahia sobre os processos e trabalhos do parlamento. O que aconteceu aqui, hoje, é formação política no nosso Estado e favorece a compreensão dos jovens sobre o fazer político do nosso país”, disse.
Também participaram da cerimônia o presidente da AL-BA, deputado Adolfo Menezes (PSD), o coordenador-geral de Políticas para Juventude da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin-BA), Nivaldo Millet, e a coordenadora de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima.
PROGRAMA JOVEM DEPUTADO
Realizado em parceria com a AL-BA, o DJBA reúne estudantes do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dos 230 inscritos, 63 foram selecionados para vivenciar os trabalhos legislativos da ALBA, durante esta semana.
ATIVIDADE PARLAMENTAR
As atividades prosseguem nesta quarta-feira (29), quando haverá finalização de pareceres com servidores da AL-BA e trabalhos das comissões e reunião partidária. Os jovens deputados contarão com assessores. Na quinta-feira (30), haverá sessão plenária, entrega dos diplomas e reflexões sobre a vivência parlamentar. Ao todo, contando com os jovens deputados e com os professores do Núcleo de Educação, 120 pessoas vão participar do evento, representando 54 municípios baianos.
Bahia Notícias
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial