Misteriosa busca por minério em cidades do Vale do Jiquiriçá causa estranheza em donos de propriedades
Agência Nacional de Mineração autorizou pesquisa em terras raras.
Há pelos menos dois anos, moradores da cidade de Ubaíra, passaram a notar pessoas realizando pesquisas em propriedades na zona rural. Em setembro de 2022, leitores do Mídia Bahia relataram a presença de uma empesa de minério na cidade e fizeram questionamentos sobre o que eles estavam procurando.
Na época, a redação do Mídia Bahia questionou ao município, a prefeitura confirmou que eles haviam se instalado na cidade, porém informou não saber qual tipo de minério eles buscavam.
Pesquisando, foi possível descobri que trata-se da Borborema Mineração, eles constituíram pessoa jurídica em Ubaíra, em 18 de maio de 2021. A Sociedade Empresarial Limitada tem capital social de R$ R$ 64.260.255,00, (Sessenta e cinco milhões, duzentos e sessenta mil, o porte ficou sem enquadramento, listada como Holdings de instituições não-financeiras.
A Boborema recebeu autorização da Agência Nacional de Mineração, para fazer pesquisa Mineral em alguma cidades do Vale, entre elas: Cravolândia, Ubaíra, Santa Inês, Amargosa e Jiquiriçá, no documento está presente as coordenadas geográficas da área a ser explorada. “Autorizar pelo prazo de 3 anos, BORBOREMA MINERACAO LTDA., a pesquisar TERRAS RARAS no(s) Município(s) de:” Diz publicação no Diário Oficial da União, de 5 de agosto de 2021.
Nos últimos trinta dias, donos de propriedades rurais na região do Monte Alto, em Jiquiriçá, notaram que pesquisadores, segundo fontes, em alguns locais pediram autorização para realizar os trabalhos, em outros realizou sobrevoo com drone, levantando questionamentos se isso era legal ou não.
Fala-se também que algumas propriedades teriam sido negociadas, mas quanto a essa informação ainda não há confirmação. Há ainda a informação de que o minério procurado havia sido encontrado em grande proporção.
Nesta sexta-feira (11), o prefeito de Jiquiriçá, João Fernando Alves – Cascalho, esteve reunido com representantes da empresa, segundo as informações das redes sociais, o encontro serviu para “regularização junto à Agência Nacional de Mineração e o órgão ambiental competente para que o município possua todas as licenças federais e ambientais necessárias”.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial
Midia Bahia