Cidades do Recôncavo e ValeDestaquesElísio MedradoVale do Jiquiriçá

Cachorros soltos pelas ruas de Elísio Medrado estão oferecendo perigo com relatos de ataques

A situação está ocorrendo em virtude de fêmeas no cio, e que não são cuidadas pelo donos, permitindo a presença deles nas ruas sem receber os cuidados devidos.

A reportagem do Recôncavo no Ar flagrou e registrou imagens nesta terça e quarta feira de vários cachorros soltos pelas ruas da cidade de Elísio Medrado oferecendo riscos para quem passa pelo local, seja a carro, à pés e principalmente conduzindo motocicleta pelo fato dos animais apresentarem comportamento agressivo.

A situação está ocorrendo em virtude de fêmeas no cio, e que não são cuidadas pelo donos, permitindo a presença deles nas ruas sem receber os cuidados devidos.

Relatos de pessoas que quase foram atacadas pelos animais são constantes, e a situação em questão envolve uma problemática de saúde pública que deve ser resolvida em virtude, principalmente se alguém for atacado e a saúde do animal ser algo desconhecido sem saber ao menos se está vacinado contra a raiva.

A Lei 14.064, que aumenta a pena para quem maltratar cães e gatos, foi sancionada em 2020 pelo até então Presidente da República, Jair Bolsonaro. Agora, a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação dos bichos de estimação será punida com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. A punição elevada já está valendo.

A norma altera a Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 2018) e é originária do Projeto de Lei (PL) 1.095/2019, do deputado Fred Costa (Patriota-MG). Antigamente, a pena era de detenção de três meses a um ano, mais multa, dentro do item que abrange todos os animais. Ou seja, aplicada contra quem machuca animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Há agravante de um sexto a um terço da pena se o crime causar a morte do animal.

Configura abandono de animais, negligenciar as necessidades primordiais aos pets dentro de casa como, por exemplo, mantê-lo acorrentado, isolado, sem alimentação adequada, impedindo-os de manifestar comportamentos inerentes à espécie. Somam-se a esse quadro, ainda, más condições de higiene e saúde.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por @reconcavonoar

Acompanhe mais notícias do site aqui.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial

Facebook e Instagram

Foto: reprodução vídeo Recôncavo no Ar

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo