Preferência por Lula cai entre eleitores de Ciro e Tebet no 2° turno, diz Quaest
Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (14), Bolsonaro cons.eguiu avançar entre os que declaram voto na terceira via em eventual segundo turno
Pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta quarta-feira (14), mostra que a preferência pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) em um eventual segundo turno sofreu uma queda. A intenção de voto no presidente Jair Bolsonaro (PL) no mesmo segmento aumentou.
Na pesquisa anterior, de 7 de setembro, 56% dos eleitores de Ciro disseram que votariam em Lula para o segundo turno. Esse percentual caiu para 51%. Já os que votariam em Bolsonaro eram 17% e, agora, são 19%. Os que não votariam em nenhum dos dois representam 23% e os que não sabem ou não responderam são 7%.
Entre os eleitores de Tebet, a porcentagem dos que dizem votar em Lula no segundo turno também diminuiu. Na pesquisa anterior, eram 41% e, agora, são 27%. Já os que votariam em Bolsonaro sofreram aumento de 22% para 35%. O número dos que não votariam em nenhum dos dois caiu de 35% para 26%. Os que não sabem ou não responderam subiu de 3% para 11%.
Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (14), a cientista política Deysi Cioccari afirmou ser “bem possível” que Lula e Bolsonaro busquem atrair os eleitores de Ciro a 17 dias do primeiro turno, por ele ter uma margem maior de votos.
Segundo ela, o apelo ao voto útil deve se intensificar nos próximos dias. “A reta final [da campanha eleitoral] é decisiva para os candidatos e eles têm consciência disso. Esse assédio [pelo voto útil] é praticamente inevitável”, disse.
A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas face a face entre 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03420/2022.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro. O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo
CNN Brasil