Cidades do Recôncavo e ValeDestaquesSão Miguel das MatasVale do Jiquiriçá

Professores se posicionam com a negativa do prefeito de São Miguel das Matas

Classe luta pelo cumprimento do Piso Nacional dos Professores anunciado pelo governo federal.

Nós professores da rede municipal de São Miguel das Matas registamos por meio deste pronunciamento, profundos descontentamento e indignação diante da postura adotada pelo então prefeito da cidade, excelentíssimo Sr. Valdelino de Jesus Santos, o “Baleia”.

Contrariando as determinações do governo federal referentes ao reajuste de 33,24% no piso salarial de professores, o referido gestor público, em pleno exercício de mandato, se compromete a repassar apenas parte desse reajuste à categoria de profissionais da educação (cerca de 13,69%).

A principal alegação para tal descumprimento gira em torno da falta de recursos da prefeitura para arcar com valores dessa grandeza. O que se observa, porém, é um excedente contratual (contratações além da demanda) e consequente inchaço no quadro de funcionários, no setor.

Crises de outras ordens também podem ser mencionadas, como atrasos nas reformas das escolas (patrimônios públicos em deterioração) e fragilidades no cumprimento dos protocolos contra a COVID-19.

O que então, poderia justificar a resistência do atual prefeito no repasse integral do reajuste? Educação é um direito e tem de ser vista como prioridade pela gestão pública. A boa qualidade do ensino é fator DETERMINANTE para tanto, e ela por sua vez, só será alcançada com a VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR.

Educação não é ou deve ser moeda eleitoral. Façamos valer a lei.  

Texto publicado na íntegra enviado por uma professora de São Miguel das Matas

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo.

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo