Eleições 2020

90 cidades baianas não elegeram mulheres para o legislativo

Os dados da plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontam que a Bahia teve, este ano, 13.196 mulheres candidatas a vereadoras.

Em 90 cidades baianas nenhuma mulher foi eleita vereadora nas Eleições 2020. Em 80 dessas cidades, o cargo da prefeitura também foi ocupado por homens. Pelos próximos quatro anos, não haverá então, nenhuma representação política feminina nesses locais.

Os dados da plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontam que a Bahia teve, este ano, 13.196 mulheres candidatas a vereadoras nos 417 municípios, quase 2 mil a mais do que em 2016. Entretanto, 21,5% dos municípios não conseguiram eleger mulheres.

A situação aconteceu tanto em cidades de população reduzida como Itanagra, com 7,6 mil habitantes, e Cardeal da Silva, com 8,9 mil, e como em municípios que estão entre os maiores colégios eleitorais da Bahia, como em Teixeira de Freitas, que é o 10º maior colégio eleitoral do estado, com 138,4 mil moradores. Em Teixeira, não há representação feminina no legislativo e no executivo municipal.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Jornal Correio / Metro1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo