Giro de Notícias

Internet na Bahia pode sair do ar, de novo, após obra milionária em praia; entenda

Fortaleza é a cidade brasileira que recebe cabos de fibra ótica que garantem uma conexão rápida à internet diretamente da Europa.

Uma obra na Praia do Futuro, em Fortaleza, pode derrubar a internet na Bahia e no restante do Brasil. Tudo porque o Governo do Ceará planeja construir a maior usina de dessalinização de água do mar do país no local.

A construção da usina visa aumentar em 12% a oferta de água na Grande Fortaleza. A empresa vencedora da parceria público-privada investirá R$ 520 milhões na planta, além de R$ 2,5 bilhões para manutenção e operação por 30 anos. A obra tem previsão de início para 2024 e pode começar a operar em 2026.

A capital concentra quase 100% do tráfego da internet do Brasil. Lá, inclusive, é o segundo maior hub de sistemas ópticos submarinos do mundo. Empresas de telecomunicação estão preocupadas sobre os possíveis impactos da usina nos cabos submarinos ancorados na praia.

Fortaleza é a cidade brasileira que recebe cabos de fibra ótica que garantem uma conexão rápida à internet diretamente da Europa. Caso os cabos se rompam, o país inteiro corre um grande risco de ficar com internet fora do ar ou bastante lenta.

Os cabos submarinos são essenciais para a transmissão de dados de telefone ou internet. Eles são colocados no relevo oceânico, entre estações terrestres, para transmitir sinais de telecomunicações através de trechos de mar.

BNews

Acompanhe mais notícias do site aqui.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial

Facebook e Instagram

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo